Sábado, 18 de Novembro de 2017
CONSTRUINDO A  LogoIntersindical

Departamentos

Documentação

Telefone: 3775-5555, Ramal 212

E–mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, com intervalo para o almoço

Em 1984, com a vitória da Oposição Sindical, houve a preocupação de preservar a história do movimento operário e a memória dos metalúrgicos de Campinas e Região, assim foi criado departamento de Documentação para o suporte das lutas.

O departamento de Documentação coleta e organiza documentos, visando a preservação de sua memória, guardando assim a sua história. O departamento atende a comunidade interna (diretores e funcionários) e externa (associados, estudantes, pesquisadores e movimentos sociais). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para empréstimo de livros é das 10h às 17h. E para pesquisa e consulta à biblioteca, é necessário agendamento prévio, através do telefone: 3775555 - ramal 212.

Conteúdo do Departamento de Documentação:
Nosso acervo é composto de livros de várias áreas, fitas de vídeo, DVDs, slides, hemeroteca (recortes de jornais) sobre vários temas ligados ao movimento sindical. Para empréstimo domiciliar só estão disponíveis os livros.

Como usar o acervo do Departamento de Documentação do Sindicato:
É permitido fazer consultas no local, além de empréstimo domiciliar de livros. Se for necessário o uso da máquina de xerox, o custo será de R$ 0,10 para sindicalizados e R$ 0,20 para não sindicalizados, por página.

Prazos de empréstimo:
O usuário pode retirar até três obras de cada vez, pelo prazo máximo de 15 dias, podendo ser renovado por mais cinco dias. A renovação poderá ser feita pelo o telefone: 3775-5555, ramal 212. Não sendo renovado, será considerado atraso. Caso a devolução não seja feita dentro do prazo, o usuário será suspenso do cadastro de empréstimo até que o seu caso seja avaliado.

Todos os outros documentos do Departamento só poderão ser consultados na entidade.

Como é feito o cadastro:
O cadastro é feito diretamente no ato da solicitação dos documentos e para isso, deverá ser apresentado RG e comprovante de endereço.

Atendimento ao usuário externo:
O usuário externo será atendido com agendamento prévio por telefone: 3775-5555, ramal 212, com Tina ou Magda.

No Departamento, estará à disposição, um catálogo dos diversos acervos, onde o usuário poderá consultá-los e requerer os documentos que precisar.

Esporte e Cultura

O Departamento de Esportes e Cultura promove atividades culturais e esportivas para a categoria. Este departamento organiza os eventos que acontecem no Clube de Campo do Sindicato, como a Festa das Crianças, por exemplo.

As principais atividades promovidas pelo Departamento e que atraem um grande número de associados, são os campeonatos de futebol. A cada ano, acontecem duas atividades envolvendo o futebol, que com certeza, é o esporte mais praticado pelos brasileiros. O primeiro tem início no final do mês de fevereiro, é o Torneio de Futsal, que reuniu em 2005, vinte equipes.

E, no início de agosto, acontece a copa de Futebol, que também reúne em torno de vinte equipes. 

Além do futebol, os metalúrgicos e suas famílias também participam ativamente das festas organizadas pelo Departamento de Esportes e Cultura no Clube de Campo dos Metalúrgicos. Já se tornaram tradição, a Festa das Mulheres, que acontece por ocasião do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Festa Julina e a Festa das Crianças, em outubro. Estas festas reúnem a cada ano, milhares de companheiros e seus familiares. 

Sugestões são bem vindas
As atividades organizadas pelo Departamento de Esportes e Cultura tem por objetivo proporcionar momentos de lazer e descontração para os metalúrgicos, por isso, estamos abertos à sugestões. Já tivemos em outras épocas, o Torneio de Truco e estamos recebendo pedidos para o seu retorno. Além disso, também já recebemos sugestão de um companheiro de promovermos um Torneio de Pipas e estamos estudando formas de envolver também s companheiras metalúrgicas nas atividades esportivas, que podem ser futebol, volley ou outra modalidade. Todas as sugestões são muito bem vindas e importantes, por isso, não perca tempo, mande sua sugestão por pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo."


 

Imprensa

Telefone:3775-5555

E–mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h

O Departamento de Imprensa do Sindicato é responsável por toda a comunicação da entidade com os associados. É este departamento que produz todos os materiais gráficos do Sindicato: o jornal Folha de Metal, os boletins informativos específicos, cartazes, revistas, cartilhas, caderninhos, adesivos, praguinhas, etc. Além disso, é responsável pela criação do site do Sindicato e sua atualização freqüente.

O departamento conta também com uma gráfica própria, localizada no Jardim do Lago, responsável pela impressão de todos os materiais produzidos.

A Imprensa do Sindicato é responsável também pelo contato com a grande imprensa, para divulgação das mobilizações organizadas pelos metalúrgicos.

Para sugestões, denúncias, dúvidas ou críticas, ligue: 3775-5555 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Plantão de Informações Trabalhistas

Este departamento tem a finalidade de informar e esclarecer dúvidas trabalhistas. O trabalhador que chega ao Sindicato para buscar informações, é encaminhado ao plantão, que esclarece a dúvida que o trabalhador possa ter e, se necessário, o encaminha para um outro departamento, como por exemplo, Saúde e Segurança do Trabalhador ou Jurídico para que o seu problema possa ser resolvido.

No atendimento prestado pelo Plantão, tem suas dúvidas esclarecidas a respeito de:

  • Piso Salarial
  • Jornada de Trabalho
  • Convenção Coletiva de Trabalho dos Metalúrgicos
  • Verbas Rescisórias

  • Telefone: 3775-5555
  • E–mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

 

Saúde

O Departamento de Saúde do Sindicato tem a função de orientar o trabalhador sobre seus direitos relacionados à saúde e segurança, além de fiscalizar os locais de trabalho, denunciando as más condições. Além disso, dá suporte aos processos judiciais que necessitem de informações relacionadas ao ambiente de trabalho. O Departamento de Saúde tem um médico perito assistente e um engenheiro de segurança perito assistente. É o Departamento de Saúde que dá suporte para a eleição das CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e ao trabalho dos cipeiros.

O papel do médico do Sindicato

O médico não presta consultas ao trabalhador. O seu papel é o de fazer uma avaliação do trabalhador doente ou acidentado para indicar a abertura de (Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ou de processo judicial. O trabalhador passa por esta avaliação encaminhado por um diretor sindica ou por um dos advogados do Sindicato. A avaliação também é feita com base em todos os documentos que o trabalhador tem sobre o seu caso, como laudos médicos, exames médicos, etc. 

O médico do Sindicato também atua como assistente em processos judiciais, por exemplo, quando a justiça determina que seja feita perícia, nesse caso, é indicado um perito, mas o médico do Sindicato acompanha a perícia pelo reclamante. Além disso, também participa de negociações com algumas empresas, principalmente com seu departamento médico, para que sejam implantadas mudanças no local de trabalho com o objetivo de melhorar as condições e assim, evitar doenças e acidentes.


O papel do engenheiro do Sindicato

O engenheiro de segurança do Sindicato também é perito assistente. O seu papel é o de avaliar a questão ambiental das empresas. O engenheiro vai até o local de trabalho para avaliar as condições e indicar as alterações necessárias para que o trabalhador não coloque sua saúde em risco. O engenheiro também prepara laudos com informações para processos judiciais em caso de descumprimento das medidas necessárias para um bom ambiente de trabalho. 

A avaliação do engenheiro nos locais de trabalho, não diz respeito apenas às condições de segurança dos equipamentos e maquinários, mas também às condições de higiene, iluminação, estado geral dos banheiros, refeitórios, vestiários, água potável, etc.

Também é papel do engenheiro preparar laudos em casos de acidentes de trabalho, mas infelizmente, muitas vezes, o engenheiro do Sindicato é impedido de ter acesso ao local, tendo que recorrer à Justiça para que possa exercer sua função.

Secretaria

A Secretaria é o departamento que presta atendimento direto aos associados. É neste departamento que é feita a carteirinha de sócio e a reserva da colônia de féria, por exemplo.

Veja abaixo os serviços prestados pela Secretaria e os documentos necessários:

 Confecção de carteirinha de sócio:
A carteirinha é confeccionada automaticamente, assim que a ficha de sindicalização é repassada à Secretaria. O trabalhador nem precisa vir ao Sindicato, pois a carteirinha é enviada diretamente para o endereço do trabalhador. Por isso, é fundamental que o metalúrgico ao preencher a ficha de sindicalização, não deixe nenhum campo em branco, inclusive o CEP, isso garante que o sindicalizado receba não só a carteirinha em casa, mas também as correspondências do Sindicato, que são importantes para o trabalhador.

 2ª via da carteirinha de sócio: 
para fazer a 2ª via da carteirinha de sócio, é necessário trazer até a Secretaria um documento de identidade, que pode ser o RG ou a Carteira Profissional

 Colônia de Férias: 
Nos meses de verão e, principalmente nos feriados prolongados, a procura por vagas na Colônia de Férias costuma ser grande e, em algumas vezes, maior que o número de vagas oferecidas. Para resolver isso, de forma democrática, é feito um sorteio e para se inscrever, é preciso procurar a Secretaria com 60 dias de antecedência do mês desejado e trazer a carteirinha de sócio. No ato, o associado receberá um comprovante de inscrição para o sorteio e terá a data informada. Na data do sorteio, o associado deverá trazer o último holerite, pois caso seja sorteado, já será feita sua reserva para o período desejado.

Nos períodos de menor procura, quando não é necessário o sorteio, o associado fará sua reserva diretamente na Secretaria, trazendo sua carteirinha de sócio e receberá o comprovante de reserva. Dez dias antes da data da reserva, o associado deve fazer o pagamento da diária, trazendo a carteirinha de sócio, o último holerite e os nomes completos e datas de nascimento dos dependentes que vão para a Colônia de Férias.
Atenção: Sem a apresentação do último holerite não será feito o pagamento e, conseqüentemente, não será feita a reserva.

Período de funcionamento da Colônia de Férias:
Durante o ano todo, com exceção do mês de junho (férias dos funcionários) e agosto (manutenção da Colônia de Férias) e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Sorteio de vagas para a Colônia de Férias:
O sorteio acontece no primeiro sábado de cada mês

Sindicalização

O Departamento de Sindicalização é responsável por promover as campanhas de sindicalização e organizar a agenda de sindicalizações nas fábricas.

Quem pode se sindicalizar: 
Todos que trabalham e são registrados em empresas metalúrgicas.

O que fazer para se associar:
É possível ficar se associar com o dirigente sindical na fábrica, na sede do Sindicato, nas sedes regionais ou no Clube de Campo.

Documentos necessários:
Um documento que comprove que trabalha em empresa metalúrgica, como: Carteira Profissional, crachá da empresa ou holerite

Valor da mensalidade: 
1,5% do salário normativo

Vantagens de ser sócio:

  • O associado tem vários benefícios, como por exemplo:
  • Atendimento jurídico para as questões trabalhistas
  • uporte do Departamento de Saúde nas questões trabalhistas
  • Colônia de férias em Caraguatatuba
  • Clube de Campo em Hortolândia
  • Convênios variados (médicos, dentistas, farmácias, etc)
  • O associado fica isento das taxas assistenciais, taxa de PLR e tem direito à devolução de 60% do Imposto Sindical (os 40% restantes não são repassados ao Sindicato)

Aposentados: 
Os associados que se aposentarem ficam remidos, ou seja, liberados da mensalidade, desde que não estejam mais trabalhando na categoria.

Desempregados:
Os desempregados podem continuar sócios durante um ano, desde que paguem a mensalidade equivalente a 1,5% do salário mínimo.

Afastados:
Os afastados devem continuar contribuindo com 1,5% do valor do benefício.

 

Receba informações por email